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Cinco estratégias de comunicação para seu consultório ou clínica

Atualizado: 28 de Ago de 2019


Em um contexto de fake news e informações duvidosas na internet, a boa comunicação na área de saúde se torna ainda mais desafiadora e essencial. Por mais que essa não seja a conduta correta, os pacientes tendem a fazer pesquisas de sintomas e procurar informações sobre doenças, dietas e práticas físicas na internet. Que tal, então, fornecer informações validadas e atestadas por profissionais de saúde?


Além de buscar informações sobre sintomas, os pacientes também procuram online por médicos, nutricionistas, dentistas e outros profissionais que trabalham em consultórios e clínicas. Por isso, é preciso estar presente nos ambientes digitais e essa presença precisa ser bem pensada, com consistência e uma estratégia de comunicação correta. Neste post, separamos cinco estratégias de comunicação que indicamos para consultórios e clínicas.


1) Tenha um site

Na era das redes sociais, você pode se perguntar: mas ainda preciso ter um site? Precisa. Os sites são a sua forma de comunicação digital mais credibilizada. Além disso, é a forma mais fácil de ser encontrado em uma busca no Google, seja pelo seu nome, nome da clínica, pela especialidade ou...voilá, por assuntos relacionados ao seu campo de trabalho. E é aí que entra a nossa segunda dica:


2) Tenha um blog e faça inbound marketing

Dentro do seu site, você pode ter um blog onde escreva sobre assuntos da sua especialidade. Você vai oferecer informação qualificada e vai agregar valores positivos ao seu nome enquanto profissional daquela área. Isso é inbound marketing, o chamado marketing de atração. Nesse ponto, você pode ter ajuda de um profissional de comunicação para formatar seus conhecimentos em bons textos, que usem as estruturas adequadas à web e técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Com isso, você também será bem mais encontrado organicamente no Google e poderá direcionar os visitantes para suas redes sociais, ganhando novos contatos e talvez novos pacientes.




3. Esteja nas redes sociais

Seja o Instagram, o Facebook, ou os dois, esteja nas redes sociais! Por elas, você pode interagir toda a semana com seus pacientes e parceiros e disponibilizar informações simples e úteis. Dê dicas de prevenção, alerte sobre riscos, compartilhe experiências, mas certifique-se sempre de estar agindo de acordo com o Código de Ética Médica. Use hashtags dos seus nichos para ser encontrado mais facilmente e use os stories a seu favor.


4. Invista em palavras-chaves do Google

Você pode criar campanhas de palavras-chaves no Google Ads para ser encontrado ainda mais facilmente. Sabe aqueles links que aparecem logo no início da busca? Eles são patrocinados. Você pode investir em palavras-chaves do Google que liguem seu negócio à região de atuação, por exemplo. "Oftalmologista Copacabana" pode ser um bom termo para um médico dessa área que atenda no bairro carioca, e por aí vai...


5. Marque seu consultório ou clínica no Google Maps

É comum que pacientes procurem por médicos, dentistas e outros profissionais de saúde que atendam perto de suas casas ou escritórios. Se o seu consultório estiver marcado no Google Maps, ele será encontrado com mais facilidade e as informações de endereço serão disponibilizadas mais claramente nas buscas. Além disso, mantenha seu telefone atualizado no Google. Quando procurarem por você, devem conseguir te contactar sem problemas.


Gostou das dicas? Quer colocar algumas em prática já? Entre em contato conosco e vamos conversar sobre comunicação. A Arpoador oferece criação de sites, inbound marketing, com blogposts e outros conteúdos ricos, gerenciamento de redes sociais e campanhas de Ads para Google, Facebook e Instagram.


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